SOS Tartarugas works in Cape Verde protecting nesting loggerheads turtles (Caretta caretta) and their habitat. Cape Verde is the third most important nesting area for loggerheads in the world. Turtles are at risk from hunting for meat, stealing of eggs, removal of sand for building and unregulated tourism development. Our email is info@turtlesos.org.
P
lease subscribe to the blog or follow us on Twitter or on our Facebook page to keep up to date. (You can also read this blog in a different language, please use the tool in the sidebar).
You can apply to volunteer with us by clicking here.

Wednesday, July 30, 2014

Múltiplos arrojamentos de baleias em Cabo Verde

Click here for English

Na manhã do dia 3 de Julho, o telefone tocou e escutou-se uma voz em tom de alerta dizendo que algumas baleias tinham sido vistas na praia de Parda, que fica no norte da ilha do Sal, perto de Pedra de Lume. De imediato, entrámos em contato com a equipa que se encontra permanentemente no nosso  acampamento, em Ribeira de Tarrafe, para que fossem dar uma ajuda. E o telefone toca novamente e mais um pedido de  auxílio “Venham depressa e tragam o máximo de pessoas que conseguirem, há muitas baleias na praia de KiteBeach também”.

Duas baleias que nadaram novamente para a costa
Foto de Diana Lin
A equipa em peso largou tudo e deslocou-se a partir de Santa Maria e do nosso outro acampamento na Costa Fragata, e quando chegámos a Kite Beach o cenário era incrível – muitas baleias, mas também muitas pessoas, que se uniram nesta missão – salvar estas criaturas.

Estimamos que haviam doze indivíduos , uns adultos e alguns juvenis. Para além destes, pelo menos duas femeas grávidas foram identificadas. Estamos a falar de Baleia Piloto de barbatana curta (Globicephala macrorhynchus), uma espécie muito comum nas águas de Cabo Verde. Os machos podem atingir até cerca de 5,9 metros e  3 toneladas de peso, e as fêmeas 4 metros  e 1 200 quilos. A sua comida preferida são lulas. Frequentemente são vistas em grandes grupos. Embora o seu nome comum seja ‘baleia’, são, na verdade, membros da família dos golfinhos.

As equipas de resgate trabalharam arduamente cerca de oito horas, empurrando continuamente as baleias de volta para o mar e nadando com eles, mantendo-os na posição vertical até que pudessem passar a zona de rebentação, que justamente nesse dia, as ondas estavam enormes! Infelizmente, vários deles nadavam apenas alguns metros e eram trazidos novamente para a costa. A  linha costeira rochosa dificultava ainda mais as muitas tentativas de resgate, sendo agora uma situação perigosa não apenas para as baleias, mas também para as pessoas que  as tentavam salvar afincadamente.

Os arrojamentos de baleias-piloto não são uma situação incomum em Cabo Verde, como pode ser visto a partir do histórico de imagens abaixo.

Baleias piloto de barbatanas curtas, encalhadas, ilha do Maio nos anos 20
Nos últimos anos, houve pelo menos dois outros casos de encalhes em massa.

Em Julho de 2010, 42 baleias encalharam na área de Monte Leão e, infelizmente, não se conseguiu organizar e mobilizar equipas de resgate em número suficiente e as poucas pessoas quando conseguiram chegar até lá já era tarde demais e todas as baleias morreram.  Extraordinariamente, no mesmo instante, houve também um encalhe na ilha de Santiago.
Uma baleia morta é removida para ser enterrada - Monte Leão 


Uma fila de baleias mortas em Monte Leão

Em Setembro de 2012, aproximadamente o mesmo número de baleias foram encontrados em Ponta Sinó, na parte sul da ilha do Sal. Mais uma vez um enorme esforço da comunidade resultou no salvamento e devolução dessas baleias ao mar com sucesso. E nesse mesmo dia, cinco baleias também ficaram encalhadas em Boa Esperança, Boavista, que fica em frente a Ponta Sinó e separadas por apenas 40km de mar.
Grupo de baleias encalhadas em Ponta Sinó, Sal, Setembro 2012 

Uma baleia piloto bébé 

Neste caso, todas as baleias foram reflutuadas com sucesso e o resgate foi muito mais fácil que este recente, devido às condições da costa e do mar .

Em Kite Beach, a exaustão das baleias era óbvia, devido não só às ondas fortes, mas também pelos ferimentos nas rochas e muitas sangravam, sendo incapazes de se manterem numa posição de equilíbrio.

No passado, os arrojamentos de baleias acabavam por representar uma oportunidade de alimento, mas esta prática gerou muitas preocupações por parte das autoridades locais, nomeadamente no que diz respeito a questões de saúde, e por isso têm vindo a desencorajar esta prática. Infelizmente, entre a equipa de resgate presente na praia nesse dia, um grupo decidiu esquartejar uma pequena baleia, de forma particularmente horrível, enquanto ela ainda estava viva.

Baleia esquartejada na praia de Kite Beach, Sal, 3 Julho 2014

A razão pela qual as baleias e os golfinhos encalham é ainda pouco conhecida. Existem muitas teorias, inclusive que o animal pode estar velho ou doente, pode estar infectado com parasitas ou simplesmente ficar desorientado em águas rasas. Barulho de embarcações, mudanças repentinas na pressão da água por explosões, sonar ou testes sísmicos podem danificar o seu sentido auditivo que é muito sensível. Isto pode impedi-los de mergulharem, bem como levá-los a erros de navegação. Algumas teorias incluem o seu desejo de cometer suicídio, mas isso não pode ser considerado já que não há como prever que o animal planeie a sua própria morte.
A comunidade trabalha em conjunto.  © Onda Kriolu

Laços sociais fortes podem resultar em encalhes em massa, com animais saudáveis incapazes de abandonarem aqueles que estão na praia.

Na maioria dos casos, em Cabo Verde, os animais foram rapidamente removidos e enterrados, sem qualquer possibilidade de analisar as possíveis razões, e gerando algumas teorias de conspiração, incluindo o encobrir de atividades militares na área. Um dos sistemas sonares que se pensa ser utilizado pelos Estados Unidos e forças da NATO, que cria uma amplitude de 240 decibéis – é suficiente para matar baleias e golfinhos e uma causa comprovada de encalhes e massa.

Numa análise mais aprofundada verificou-se que duas baleias piloto encalharam na costa oeste do Sal, apenas uma semana antes.


E duas baleias piloto encalharam e morreram na ilha de Santa Luzia, apenas dois dias antes.



Procurando especificamente por eventos nesta área, durante este período de tempo, foram registados dois episódios sísmicos, um deles apenas 420 km de distância. Existem evidências de que este tipo de fenómeno está fortemente ligado a encalhes em massa.

http://www.sciencedaily.com/releases/2013/09/130925132211.htm

Mapa que mostra pesquisas sísmicas na área no momento dos encalhes.  Agradece-se ao “Stranded No More” pela informação disponibilizada.


No final, graças a um esforço incrível e à união de muitas pessoas, todas as baleias-piloto na área de Kite Beach foram devolvidas ao mar. Infelizmente, os cinco golfinhos reportados mais a norte morreram.

O resgate mais ousado de todos é aquele que demonstra o compromisso de todos os envolvidos e culminou no transporte de duas baleias, na parte traseira, de uma carrinha pick-up, desde a Costa Fragata até a uma zona mais calma, já na zona sul, na praia António Sousa. As duas baleias foram retiradas da água, movidas para longe das rochas que as estavam a colocar em perigo, apanhadas e colocadas na pickup. Pura força e determinação superou o cansaço e o desespero. Lágrimas de alegria e emoção no rosto de muitos, quando finalmente as baleias nadaram para longe em direcção ao mar aberto.
 
© Giada Borghi

Parabéns a todos os envolvidos nos acontecimentos deste dia intensamente dramático.  Um por todos e todos pelas baleias!


No comments:

Post a Comment